
O Ba-Guá é o principal símbolo para a prática do Feng Shui moderno. Tem a forma octogonal que corresponde aos quatro pontos cardeais da bússola e às suas quatro subdivisões. Ele comumente é usado para melhorar o Feng Shui de sua casa, dividindo-o em oito setores ou ângulos. Esses setores são identificados de acordo com as direções da bússola e cada setor é relacionado a uma aspiração de vida.
Essas aspirações referem-se a: educação e espiritualidade, relações e saúde na família, relacionamentos e perspectivas de casamento, prosperidade e riqueza, reconhecimento profissional, criatividade e sorte dos filhos, trabalho e amigos. Cada aspiração está simbolizada por um trigrama (símbolo retirado do I Ching). Com o Feng Shui, é possível estimular essas aspirações em benefício dos moradores.
No Ba-Guá também estão localizados diversos atributos que estão incorporados às oito direções principais do Feng Shui. Cada símbolo corresponde a um Kua (ou lado) que está em harmonia com o seu oposto, que é, na realidade, seu complementar. Estas relações entre os elementos de cada ângulo e seus ciclos produtivos e destrutivos devem ser consideradas pela maneira como essas relações se projetam nas plantas, cores e móveis de sua casa.
Saiba como praticar em casa.
Ativar o bom Feng Shui é uma questão pessoal. Para que você obtenha o máximo de sucesso, é preciso que seus objetivos sejam claros. Para ativar a fortuna, você precisa criar bons fluxos de energia (chi) no setor que deseja ativar.
A principal técnica de Feng Shui difundida atualmente utiliza um instrumento chamado Ba-Guá. Com ele é possível reconhecer os ambientes de sua casa que precisam ser energizados e melhorados. Para dividir o espaço de sua residência e determinar para quais setores você quer trazer maior sorte, é necessário ter uma boa e precisa bússola.
1) Em primeiro lugar você deve posicionar-se na região mais central de sua casa. Em seguida, deve fazer um esboço do local (pode utilizar a planta da casa para isso).
2) Após localizar cada cômodo, coloque a bússola sobre o esboço ou planta da casa, definindo em que região (pontos cardeais) os cômodos estão localizados, definindo seus ângulos correspondentes.
3) Coloque em seguida, a imagem do Ba-Guá sobre o esboço ou planta da casa, com o Norte do Ba-Guá sobre o Norte geográfico identificado pela bússola. Assim, você já pode determinar quais são as posições de seus cômodos com relação aos ângulos correspondentes do Ba-Guá. Lá estarão as informações necessárias para melhorar cada ambiente de sua casa. Existem oito direções ao todo. Os quatro pontos cardeais e mais quatro direções secundárias.
Obs:
* Angulos inexistentes
Quando você faz a identificação dos ambientes com o Ba-Guá, é possível que esteja faltando um ângulo, talvez pela forma da casa. Nesse caso, você ficará sem a sorte que almeja neste setor. Tente "construir" esse ângulo. Isso pode ser feito tanto ampliando sua casa quanto usando um espelho de parede para ampliar a residência naquele ângulo.
* Se sua casa tiver mais de um andar, aplique as mesmas direções e ângulos em todos os níveis. Posicione-se no centro da casa e desenhe um esboço do local (você também pode utilizar a planta da casa), identificando cada ângulo de acordo com as direções da bússola.
4) Você irá assim apurar quais aspirações da vida correspondem a determinados cômodos da casa. O Ba-Guá possui diversos símbolos. Você precisa olhar cada um dos trigramas do Ba-Guá, conforme a disposição de cada um em relação aos cômodos.
Assim, só resta agora ativar os ambientes que estão com problemas ou em que você quer ter boa sorte.
* Dois problemas podem ocorrer:
- Caso o lado que você queira ativar esteja ocupado pelo toalete, esta é uma má notícia. Todas as energias deste ambiente acabam sendo drenadas. Pare de usar este aposento imediatamente.
- A cozinha nessa localização também diminui a sorte no setor correspondente.
Post Relacionado: O que é FENG SHUI

Nenhum comentário:
Postar um comentário