segunda-feira, 11 de agosto de 2008

Quinua, o alimento mais completo



Quem já ouviu falar em Quinua? Atualmente estão falado muito neste alimento que foi considerado pela FAO, como o alimento mais completo do planeta, devido ao seu grande valor nutritivo, foi escolhido pela Nasa para fazer parte do cardápio de astronautas em viagens de longa duração.
Considerada pelos incas como alimento sagrado, consumido há mais de cinco mil anos, a quinua é um grão originário dos Andes, cultivada em países como Peru, Bolívia, Equador e parte do chile. Entretanto, às descobertas atuais sobre seu poder nutritivo, tem levado seu cultivo a outras regiões do planeta, como países da Europa e o Brasil (mais especificamente no Paraná).
Rica em proteínas de alto valor biológico contém mais de vinte tipos de amoniácidos, com alto teor de aminoácidos essenciais, têm valor nutricional comparado às proteínas de origem animal, isto torna a quinua muito interessante, pois geralmente proteínas animais, como a carne e o leite, também são ricas em gorduras saturadas, já a quinua, não possui gorduras saturadas, é rica em fibras e ainda tem gorduras de qualidade (poliinsaturadas) que fazem bem a saúde, assim vegetarianos têm na quinua a certeza de consumir uma proteína vegetal de valor biológico semelhante ao da carne.
Esportistas se beneficiam pelo alto teor de carboidratos (amido), principal substrato energético utilizado na prática esportiva, e também pelos aminoácidos essenciais importantes para o sistema imunológico, formação de músculos e recomposição de fibras musculares rompidas durante os exercícios.
Outra vantagem deste grão é que não possui glúten, trazendo aos portadores de doença celíaca comer macarrão que utilizam a quinua no lugar do trigo. A engenheira de alimentos Luciana Chagas Caperuto, em sua tese de mestrado na Unicamp, desenvolveu um macarrão isento de glúten a partir da mistura de milho e quinua.
A quinua oferece mais ferro que outros grãos e contém altos níveis de potássio e riboflavina, como também vitaminas do complexo B, como a B6, niacina e tiamina. Ainda contém magnésio, cálcio, zinco, cobre, manganês e ácido fólico, contém ainda amidos, açúcares, óleo, fibra, minerais e vitaminas.
Pode ser encontrada em grãos, flocos ou farinha, é digestivo e cozinha em cerca de quinze minutos. Pode ser utilizado em saladas, sopas, ensopados, etc.
A empresa Quinua Real LTDA comercializa no Brasil a quinua real e seus derivados (farinha, flocos e macarrão free glúten) em seu site ela mostra seus produtos, dão dicas de receitas e mostram onde podemos comprar no brasil inteiro.

Fonte: Boa Forma

Nenhum comentário:

Postar um comentário