segunda-feira, 11 de agosto de 2008

Símbolos da China



O que há em comum entre os Jogos Olímpicos 2008 e o Feng Shui? E o país aonde irá ocorrer o evento mundial e onde nasceu a técnica de harmonização de ambientes - a China? Este país de cultura milenar surpreende o mundo com sua grandeza, sabedoria e riqueza de símbolos místicos.

As datas escolhidas para as Olimpíadas já demonstram esta mística. Bem antes do dia da abertura oficial dos Jogos, dia 08/08/2008 (oito representa prosperidade), a data de revelação das mascotes, 11/11/2005, não foi escolhida por acaso. Nesta exata data ficaram faltando exatamente 1000 dias para a cerimônia de abertura da Olimpíada.

As cinco mascotes são denominadas Fuwa, que em mandarim significa "crianças de boa sorte". Cada uma das cinco é um animal característico e recebeu um nome próprio: Beibei (um peixe), Jingjing (um panda), Huanhuan (chama da tocha olímpica), Yingying (um antílope-tibetano) e Nini (uma andorinha). Juntas, representam os principais elementos chineses do metal, madeira, água, fogo e terra.

Em chinês, "peixe" tem a mesma pronúncia de abundância. Beibei reproduz um peixe - símbolo da prosperidade. Na arte chinesa, o peixe e a água simbolizam a prosperidade, abundância e boa colheita. O ditado "a carpa saltou pela porta" simboliza a concretização de um sonho. Para atrair riqueza e prosperidade, é muito comum ter nos ambiente um aquário com oito peixes vermelhos e um preto. O oito é um número que está associado à fama e à riqueza; o um é o número indivisível. Juntos fazem nove, o número do dragão, do imperador.

As Fuwa têm as cores dos cinco anéis olímpicos (amarelo, azul, verde, vermelho e preto) e levam para o público mensagens bonitas de paz, amizade e boa sorte. As primeiras sílabas do nome de cada uma formam, juntas, um jogo de palavras que resulta em uma mensagem para todos os atletas que participarão das Olimpíadas: "Bei Jing Huan Ying Ni". Traduzindo: "Pequim lhes dá as boas vindas".

Pela mídia, vemos os chineses dando boas vindas aos atletas e visitantes com muitas mensagens em fundo vermelho e escritos em dourado. É muito comum na China as pessoas escreverem seus pedidos em papéis vermelhos, que representam energia de realização, prosperidade e sorte. Mesmo aqui no Brasil, muitos consultores de Feng Shui recomendam a seus clientes escreverem seus pedidos ou intenções em um papel vermelho retangular.

Entre as construções para as Olimpíadas, uma obra chama a atenção, que é a escultura de dragão, representando poder e proteção e trazendo boa sorte. O dragão também era um símbolo do imperador, cuja sabedoria e poder divino asseguravam o bem-estar de seus súditos. Deve-se ter a imagem do dragão junto ao corpo, dentro de casa, no escritório ou na frente da casa ou da porta de entrada.

Além do dragão há outros animais míticos na China. A tartaruga representa longevidade e paciência. O tigre, a força e poder. A fênix representa o vôo na direção de nossos sonhos, a transformação e transmutação necessária. A dança do leão, quando acontece, traz para o ambiente sorte e paz e afasta as más energias.

Para proteger os ambientes, podemos colocar a imagem do guerreiro Kwan Kun, que se popularizou por sua retidão de caráter, lealdade, justiça e uma fantástica habilidade em combate. No Feng Shui, podemos também proteger nossas casa das más energias pendurando na porta de entrada, pelo lado de fora, um Ba-Gua espelhado.

O sapo da prosperidade, aquele que tem uma moeda na boca, pode ser usado para atrair riqueza. Outro forte símbolo de riqueza são as moedas chinesas unidas por um laço vermelho.

Cada vez mais o ocidente conhece melhor a cultura oriental. Aqui no Brasil, por meio do Feng Shui temos a possibilidade de harmonizar mais nossos ambientes e de conhecer com mais detalhes esta cultura milenar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário