quarta-feira, 20 de agosto de 2008

Porto de Galinhas - PE

Porto de Galinhas


Localizada no município de Ipojuca, a 60 km do Recife em Pernambuco, Porto de Galinhas é uma das praias mais badaladas do Brasil e a mais visitada de todo o litoral nordestino. Um verdadeiro espetáculo para os olhos, lá os turistas encontram as famosas piscinas naturais de águas mornas e claras com uma grande variedade de peixinhos coloridos que encantam adultos e crianças e é o local perfeito para desfrutar a sua tão sonhada lua de mel.
A Praia de Porto de Galinhas tem 18 km de imensos coqueiros e baobás (árvores africanas com mais de 350 anos, trazidas pelos escravos) e fica bem em frente à vila, no centro. À esquerda, começa a Praia do Cupe, escolhida pela maioria das pousadas e hotéis. Na outra direção fica Maracaípe, reduto de surfistas atraídos pelas ondas agitadas, local, onde todos os anos acontecem provas do Circuito Brasileiro de Surfe. Muitos bares, pousadas e restaurantes dão apoio aos visitantes em todas as épocas do ano. De todas as piscinas naturais do Nordeste, as de Porto de Galinhas são as mais próximas da praia, e nem por isso deixam de ser limpas e cristalinas. São vários tanquinhos de águas mornas formadas por corais que representam um aquário gigante, onde os banhistas podem se divertir com a grande variedade de peixinhos coloridos que vem comer na mão.

Porto de Galinhas


Uma dessas piscinas tem o formato do mapa do Brasil e é possível chegar lá andando descalço por entre os corais e para quem souber nadar bem, pode-se tentar chegar lá pela água, mas a maneira mais comum é ir de jangada mesmo. Fique atento às marés, e seja um dos primeiros a chegar para aproveitar a maré baixa, que é quando se formam as melhores piscinas. Além da beleza natural, Porto de Galinhas também conquista os turistas pela diversidade e a criatividade do artesanato local que vão desde um simples ornamento para casa até mesmo uma bijuteria, todas criadas através de matéria-prima como a madeira ou a palha de coco. Além disso, podemos citar as belíssimas pinturas em tecido ou em quadros, cintos, bolsas, sutiãs feitos da quenga do coco, redes, mantas, tapetes, passadeiras e bordados. Depois do por do sol, a cara de Porto de Galinhas muda. É hora de se preparar para a noite.

Porto de Galinhas


São diversas opções de restaurantes e lanchonetes que oferecem desde pizza, picanha, pratos exóticos da culinária local, além de sorvetes, sushis e crepes. Para quem estiver procurando diversão, pode-se curtir um bom forró nordestino ou ainda procurar um dos vários restaurantes que oferecem música ao vivo, que inclui MPB e Jazz.

Porto de Galinhas


Porto de Galinhas


Porto de Galinhas


Porto de Galinhas

Nenhum comentário:

Postar um comentário