sexta-feira, 1 de agosto de 2008

Alimentos que protegem o organismo

Boa Alimentação.


Vitamina C: nutriente antioxidante, combate os radicais livres que atuam no envelhecimento das células. Também aumenta a produção das células de defesa do organismo. Exemplos são frutas ácidas como acerola, limão, laranja, goiaba, morango e kiwi. Dica: consuma os vegetais crus e os sucos, imediatamente. A ação da luz e do calor compromete a eficácia da vitamina.
Vitamina A: atua como antiinflamatório. Os alimentos ricos em betacaroteno contém essa importante vitamina, como cenoura, espinafre, beterraba, cereja, rúcula, agrião. Dica: vegetais das cores verde, vermelha e alaranjada costumam conter bastante betacaroteno.
Vitamina E: também tem ação antioxidante. Encontrada especialmente no germe de trigo e em frutas oleaginosas, como girassol, linhaça, gergelim, nozes e castanha-do-pará. Dica: não exagere no consumo desses alimentos, porque eles são ricos também em calorias.
Ácido fólico: atua na formação dos glóbulos brancos, responsáveis pela defesa imunológica. Alguns alimentos ricos em ácido fólico são o feijão e as folhas verde-escuras.
Selênio: outro nutriente importante para o combate aos radicais livres é o selênio. É encontrado especialmente na castanha-do-pará.
Zinco: o mineral também é responsável pela produção de linfócitos. Os cereais integrais, feijões, espinafre e nozes são fontes desse nutriente.

Não basta saber o que comer para que o organismo tenha um bom desempenho imunológico. Veja os alimentos que devem ser evitados.
Frituras: oxida o alimento. nosso sistema de defesa entende essa gordura como agressão e tenta nos defender. Uma pessoa que consome muito alimento industrializado ou condimentado obriga o organismo a se defender o tempo todo, inclusive à noite, quando ele deveria descansar e se recompor. Uma hora ele se cansa e se fragiliza.
Refinados: como o açúcar e o arroz. O processo de refinamento faz com que o alimento perca fibras, vitaminas do complexo B e sais minerais, utilizados na sua digestão. O organismo, então, procura essas substâncias em suas reservas, enfraquecendo-se.

Nenhum comentário:

Postar um comentário