terça-feira, 5 de agosto de 2008

Trindade - RJ

Trindade está localizada a 206 km do Rio de Janeiro, sendo que o acesso é feito pela rodovia Rio-Santos.

Trindade


Um pouco da história de Trindade:
Durante a década de 1970 virou reduto e símbolo dos hippies, grupo não conformista, caracterizado pelo rompimento com a sociedade tradicional, especialmente no que se refere a aparência de se vestir e no modo de viver. Na década de 1980 era o lugar dos aventureiros que vinham de longe, enfrentando a terrível estrada de terra (em especial o trecho de subida conhecida como Deus Me Livre) para acampar nas praias paradisíacas. De 1990 para cá o turismo tomou conta de Trindade. 
As casas dos pescadores viraram pousadas e bares simples, abriram mercearias e lojinhas e asfaltaram o Deus Me Livre. 
Pesquisas arqueológicas realizadas na década de 1970 encontraram vários sambaquis e abrigos com instrumentos e ossadas de povos pré-históricos. Um dos maiores problemas dos arqueólogos era a destruição dos sítios arqueológicos por caçadores de tesouros, incentivados pelas inúmeras lendas sobre piratas e tesouros escondidos.

A Vila hoje:
Trindade possui lindas praias porém, cuidado com algumas! Pois são de mar grosso e possuem muitos costões rochosos. Para chegar a praia é preciso fazer ma caminhada pela trilha “Deus me Livre” de 20 minutos. Na trilha para a primeira praia de Trindade há uma bela cachoeira de água límpida, logo depois os visitantes podem avistar uma praia pequena, mas muito bonita e perigosa.
Chegando a Praia do Cepilho que é a nossa primeira parada, há um barzinho local para que os visitantes possam beber e comer algo e descansar um pouco. A praia de Cepilhos é apropriada para surfistas. Bem...mas continuando, na praia de Cepilhos  tem um riacho que é possível a passagem de pedestres para que cheguem a Vila.

Praia do Cepilho:

Praia do Cepilho


Ao passar pela Vila os visitantes observarão que há outra praia ao longo da Vila como a Praia de Fora ou dos Ranchos. Nessa praia tem barzinhos que servem frutos do mar, bebidas geladas e ainda podem se deliciar com a paisagem. Ao final da praia há outra trilha que os levará para a Praia das Conchas.

Praia de Fora ou dos Ranchos:

Praia de fora ou dos Ranchos


Na praia das Conchas passando por traz dos barzinhos há um camping, onde os visitantes podem dormir, porém não podem esquecer de deixar o lugar sempre em perfeito estado!

A praia do Meio ou dos Codóis fica bem em frente a associação onde tem camping e lá sim é um belo paraíso de águas límpidas, areia fina, mas é perigosa devido ao seu mar grosso. Porém os visitantes podem tomar um belo banho de cachoeira!Não possui luz elétrica!

Praia do Meio:

Praia do Meio


Continuando a trilha a pé o de barco, os visitantes conhecerão a Praia de Cachadaço um lugar estonteante que sua piscina de águas límpidas é rodeada por rochas vulcânicas. Nessa maravilhosa praia é possível mergulhar (com equipamentos) e ver os encantos em baixo dessas águas claras. Da praia do Cachadaço pode de se ver a Praia da Figueira (Praia de nudismo), tendo acesso tanto a nado como uma descida pela trilha (de barco).

Em Trindade há pousadas, quiosques com comidas típicas, frutas e uma tranqüilidade sem igual!

Vai aí algumas pousadas: Pousada e Camping Ponta da Trindade, Pousada Céu e Mar, Pousada Canto da Lua, Pousada do Pelé, Pousada e Restaurante Laricas, Pouso Trindade, Pousada Aldeia Antiga, Pousada Pau a Pique, Pousada da Rosa, Pousada Cepilho, entre outras.

Gastronomia: Restaurante Larica´s, Café Canto da Lua...

Dicas sobre Trindade:
 
- Boa parte dos turistas que pernoitam em Trindade ficam em algum dos vários campings existentes. Não é permitido o camping selvagem (na praia) e nos feriados quem chega primeiro fica com os melhores lugares.
 
- Leve prancha de surf e equipamentos de mergulho. É possível a prática desses dois esportes em Trindade.
 
- A praia das Figueiras (ou dos Pelados) é exclusiva para prática de naturismo.
 
- Aproveite para fazer a trilha até a Cabeça do Índio. Basta seguir a trilha da piscina do Cachadaço por mais 40 minutos. Lá de cima dá para ver todas as praias e a vila de Trindade.
- Visite a cachoeira da Pedra do Engole, localizada a 20 minutos da vila. Ali tem uma grande pedra no meio do rio com um buraco submerso que você passa de um lado para outro.
 
- Não deixe bagagem a vista dentro do carro, principalmente se for fazer a caminhada até a Praia Brava, pois têm ocorrido furtos, principalmente em feriados.
 
- Trindade possui as seguintes praias:
Praia Brava: deserta, acesso por caminhada de 20 minutos;
Praia do Cepilho: acesso a carro, ótima para surf;
Praia do Rancho (ou de Fora): acesso a carro, vários bares;
Praia do Meio (ou Codó): acesso a carro, vários bares;
Praia do Cachadaço (ou de Trindade): caminhada de 15 minutos, não tem bares;
Praia das Figueiras (ou dos Pelados): caminhada de 25 minutos, não tem bares, destinada a prática do naturismo;
 
- Evite ir a Trindade em feriados: a estrada, as praias e o bares ficam lotados.
 
- Se ficar acampado em Trindade, tome comprimidos de vitamina complexo B (especialmente a B12) para evitar borrachudos e mosquitos (o odor exalado pelo corpo por causa dessa vitamina espanta os insetos – não se preocupe pois esse cheiro não é perceptível pelas pessoas).

Fonte: Ilhado e saiba mais em Paraty Tur.

Nenhum comentário:

Postar um comentário