sexta-feira, 8 de agosto de 2008

Aromaterapia



Aromaterapia é a arte e a ciência de utilizar os óleos essenciais e os aromas das plantas como recurso terapêutico para as mais variadas doenças, desequilíbrios e problemas dos seres humanos.
Os aromas exercem uma influência sutil na mente e no corpo.
Há milhares de anos, os óleos das plantas vêm sendo utilizados em rituais e cerimônias religiosas, como medicamentos, unguentos, perfumes e cosméticos, destacando-se sua utilização pelos egípcios, antigos mestres da perfumaria, os gregos que também os utilizaram largamente como remédios e cosméticos aromáticos, e os indianos, através da medicina Ayurvédica..
Os óleos essenciais são compostos orgânicos voláteis das plantas, extraídos por destilação a vapor ou extração por solventes voláteis das folhas (alecrim), flores (camomila), cascas de frutas (limão), madeiras (cedro), raízes, etc.
Para se ter uma idéia da quantidade de plantas versus quantidade de essência produzida é muito grande, podendo serem necessários, por exemplo, mais de 1000 kg de pétalas de rosas para produzir 1 litro de óleo.
 
 
Propriedades Terapêuticas
A nível de corpo físico, o poder de penetração e atuação dos óleos é muito grande, e muitas vezes sua ação varia de acordo com a dose prescrita.

Possuem atuações:
- A nível fisiológico: ação carminativa, antiespasmódica e digestiva, combatendo a prisão de ventre, diarréia, flatulência e má digestão.
- A nível de sistema cardiovascular, pode atuar como hipertensor, hipotensor, vasoconstrictor e antiespasmódico.
- A nível linfático, são poderosos antissépticos. rias.

No sistema respiratório, têm ação antisséptica, antiespasmódica e expectorante.
- Os óleos também agem no sistema urinário como diurético, na eliminação de cálculos renais e no tratamento de infecções e disfunções urinárias.
- Também são utilizados para tratamento de impotência e frigidez, doenças venéreas, etc. Os afrodisíacos mais notáveis são jasmim e ilangue-ilangue.
- Sua função endócrina envolve a estimulação de glândulas para a produção de hormônios e a atuação de alguns óleos como hormônios.
- A nível de sistema nervoso, poucos estudos criteriosos foram feitos a respeito, mas se conhece sua ação como estimulantes e sedativos, desenvolvendo a memória e o raciocínio, etc.

Alguns aromas e suas funções:

Angélica - Polianthes tuberosa L.
Excelente tônico, estimulante e ajuda a fortalecer o sistema imune.

Alecrim - Rosmarinus officinalis
Possuí propriedades estimulante, ativador da memória e nervos, tônico cardíaco, hipertensor , hepático, antiséptico, antiespasmódico, analgésico e adstringente.

Bergamota - Citrus Bergamia
Possuí propriedades expectorante, digestiva, carminativa, vermífuga, antiespasmódica, analgésica e refrescante.

Camomila Amarela - Anthemis nobilis
É um excelente agente antinflamatório e analgésico, diurético, antiespasmódico, sedativo.

Cânfora - Cinnamomum camphora
Possuí aplicações como estimulante cardíaco, distúrbios respiratórios, febre, pneumonia, reumatismo, feridas, queimaduras, inflamações, acne, abscessos, contusões, pancadas, pés doloridos e pernas cansadas, antidepressivo e tranquilizante.

Cravo - Sygyzium Aromaticum
Utilizado como Analgésico, bactericida, fungos, ácaros, digestivo, dor de dente, anti-séptico bucal, repelente de insetos, estimulante da memória e afrodisíaco.

Canela - Cinnamomun Zeylanicum
Utilizado como Analgésico, bactericida, no combate a gripe, fadiga, cólicas e diarréias, também utilizado como estimulante sexual e para almentar a intuição.

Cedro - Juniperus virginiana
Essência de madeira utilizado como antiséptico, adstringente, expectorante, diurético e sedativo.

Capim Limão - Cymbopogon Citratus
Utilizado como bactericida, diurético, digestivo, acne, esgotamento mental, relaxante, repelente de insetos e no combate a cólicas.

Cânfora - Cinnamomum camphora
Utilizado como estimulante cardíaco, distúrbios respiratórios, febre, pneumonia, reumatismo, feridas, queimaduras, inflamações, acne, abscessos, contusões, pancadas, pés doloridos e pernas cansadas, como antidepressivo e tranquilizante.

Eucalipto - Eucaliptus globulus
Utilizado como antiséptico, desinfetante, cicatrizante, antitérmico, expectorante, analgésico, antiespasmódico, estimulante cardíaco, diurético, hipoglicêmico, excelente desinfetante e purificador do ar.

Gerânio - Pelargonium graveolens
Utilizado como estimulante, antidepressivo, antiséptico, analgésico, cicatrizante, sedativo, diurético, equilibrador hormonal.

Hissopo - Hyssopus officinalis
Possuí propriedades basicamente estimulantes: regulador da pressão arterial, expectorante, sedativo , tônico dos nervos, relaxante, laxante suave, vermífugo, antiespasmódico, antiséptico, cicatrizante e purificador do ar.

Hortelã-Pimenta - Mentha piperita
Utilizado como analgésico, sedativo, antitérmico, expectorante, antiséptico, antiespasmódico, antibacteriano, antinflamatório, digestivo, hepático.

Ilangue Ilangue - Cananga odorata
Utilizado como calmante, hipotensor, afrodisíaco, antiséptico.

Jasmim - Jasminum officinale
Possuí propriedades antidepressivas, relaxantes, afrodisíacas, antiespasmódicas.

Junipo - Juníperus communis
Possuí propriedades diurético, antitóxico, antiespasmódico, estomacal, sedativo, vermífugo.

Laranja - Citrus vulgaris auranticum
Utilizado como propriedades calmante e antiespasmódico.

Lavanda - Lavandula officinalis
Possuí propriedades tranquilizante, analgésico, regulador cardíaco, antiséptico, antiespasmódico, diurético, desintoxicante, desodorante, hipotensor.

Limão - Citrus limonum
Possuí propriedades antibactericida, antiséptico, fortalece os pulmões, estimulante digestivo, hipotensor, diurético.

Manjerona - Origanum marjorana
Possuí propriedades sedativo, antiespasmódico, estimulante digestivo, hipotensor, aquecedor.

Melissa - Melissa officinalis
Possuí propriedades tonificante, calmante, antidepressivo, tônico do coração, hipotensor, antiespasmódico, estimulante digestivo.

Pau-de-Rosas - Aniba rosea odora
Possuí propriedades tonificante, calmante, antibactericida, desodorante.

Rosa - Rosa damascena
Extraída das pétalas de flores, "Rainha dos óleos" possuí propriedades essencialmente femininas tais como antidepressivo, regulador menstrual, antiséptico, afrodisíaco, vasoconstrictor, tratamento de pele, antiespasmódico, laxante, sedativo.

Sândalo - Santalum album
Possuí propriedades expectorante, afrodisáico, antiséptico, antiespasmódico, antinfeccioso, diurético, digestivo.

Tangerina - Citrus madurensis
Possuí propriedades calmante, estimulante digestivo e do apetite, analgésico, antiespasmódico.

Tea-Tree - Melaleuca alternifolia
Possuí propriedades antinfeccioso, antiséptico, antiviral, antifungal, cicatrizante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário