terça-feira, 29 de julho de 2008

Gentileza e Tolerância

 Gentileza
Ser gentil é diferente de ser cortês, afável ou simpático. É algo muito mais sutil, o fundamento de todas as regras de boa convivência social. Ser gentil pode ser entendido como estar interessado nos pequenos problemas cotidianos dos outros e fazer o possível para amenizá-los.
Não importa se é alguém da família, um amigo ou alguém que você acabou de conhecer no convívio social, a gentileza é a maior qualidade de todas.
Só não vale ser o gentil profissional, aquele que guarda na manga um gesto gentil pré-fabricado e usa permanentemente aquele sorriso mecânico que não sobe aos olhos. Mesmo as pessoas mais ingênuas percebem a diferença.

 Tolerância
No premiado filme A Lista de Schindler, numa frase que, sozinha, já valeria um Oscar, o protagonista diz: "Tem o poder quem sabe perdoar". É bom ter em mente que ninguém é perfeito, e o próximo a errar pode ser você.
OK, tudo tem seus limites. Não dá para ser tolerante com alguém que invade o seu quarto regendo uma banda militar às duas e quinze da manhã, por exemplo. Ser tolerante não significa ser trouxa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário